10 junho 2010

Primeira Comunhão na Presidência

Existem momentos marcantes nas comunidades de fé cristã. Um destes momentos, talvez um dos melhor preparados por mulheres que dedicam grande tempo de suas vidas à formação inicial dos jovens cristãos que lhes são confiados, seja o da Primeira Eucaristia.

Na Comunidade Nossa Sra de Fátima, na Presidência, os catequizandos receberam o Sacramento pela primeira vez, neste domingo, numa bela celebração, animada por Frei Weliton, que acompanha a comunidade em suas atividades pastorais, e por Frei Marcos Prado, convidado para celebrar com eles.










Fiéis e Congresso Eucarístico













Apesar de já terem se passado alguns dias desde o Congresso Eucarístico 2010, publicamos hoje as imagens da participação das catequistas e fiéis da Comunidade Nossa Sra. da Ajuda no evento, onde o que mais chamou sua atenção, como um momento forte do encontro, foi a grande Profissão de Fé rezada.

Segundo a catequista Maria Luiza, houve diversos momentos emocionantes, sem contar a visita à cidade, que de fato é muito bela.

Maria Luiza pediu, também, que não deixássemos de agradecer à Irmã Maria Clara, da Congregação das Irmãs de Belém , que foi quem as levou até Brasília.
"Fomos muito bem acolhidas, tanto pela comunidade quanto pelas famílias que abriram as portas de suas casas para nos receber", disse Maria Luiza.























































09 junho 2010

Sagrado Coração de Jesus

Veja a animação da reflexão sobre a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o titular de nossa Paróquia!

05 junho 2010

10ª Semana Comum - Senhor da Vida

Corpus Christi: Catequizandos ajudam nos tapetes


Uma quinta-feira marcada pela devoção de toda uma diocese. Assim, pode ser definido o dia de Corpus Christi, na cidade de Petrópolis. As homenagens ao Sacratíssimo corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo começou às 15 horas na Catedral São Pedro de Alcântara. Presidida pelo Bispo D. Filippo Santoro, a missa contou com a participação dos seminaristas e dos sacerdotes e fiéis das paróquias próximas à região central da cidade.

Imediatamente após o término da celebração, iniciou-se a procissão pelas ruas da cidade. Durante mais de uma hora, uma multidão pode cantar louvores e render graças enquanto Jesus, sob forma de Eucaristia, passeava por tapetes confeccionados pelos fiéis durante todo dia, num ato de amor e devoção Àquele que se entregou por nós na Cruz, pela nossa salvação.

Da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, junto aos fiéis, participaram da confecção dos tapetes as crianças da catequese da comunidade Nossa Sra. da Ajuda. Confira nas fotos!
Por Michaell Victor Grillo

02 junho 2010

Corpus Christi

Apresentação sobre o tema da liturgia:

Coroação de Nossa Senhora no Oswaldo Cruz


Como é costume, no fim do mês de maio, mês mariano, muitas de nossas comunidades de fé elevam sua devoção à Mãe de Deus na celebração de sua coroação. Assim, na Comunidade Nossa Sra. Aparecida, no Oswaldo Cruz (Petrópolis), as crianças da catequese, vestidas de anjos, entraram na pequena igreja trazendo a imagem de Nossa Senhora iluminada pela chama das velas que cada uma trazia consigo.

Foi realmente um belo momento, ensaiado por Marilda, que também atua no Projeto Gente Viva da comunidade. A celebração foi presidida por Frei Ludovico Garmus e, contou com a participação dos frades estudantes que acompanham a comunidade: Frei Adilson, Frei João Lopes e Frei Leonardo Pinto.


O carinho e amor dedicado à Maria, mãe de Jesus, sempre encontrou lugar nos corações dos cristãos. Que ela continue a interceder em favor desta comunidade e de tantas outras pelo mundo!

Coroação de Nossa Senhora no Ingelheim



Por que coroamos Nossa Senhora? Se nós coroarmos a Mãe Rainha .... isto não significa que Ela é Rainha do mundo porque nós A coroamos; e sim que nós A coroamos porque Ela é Rainha. Em outras palavras, nós somente reconhecemos o que Deus fez por Ela: ao lado do Rei, Ela é a Rainha. Jesus é Rei dos séculos eternos por natureza e por conquista; por Ele, com Ele, subordinadamente a Ele, Maria é Rainha por graça, por parentesco divino, por conquista, por singular eleição. E o seu reino é vasto como o de seu Filho e Deus, pois que de seu domínio nada se exclue. Por isso a Igreia a saúda Senhora e Rainha dos Anjos e dos Santos, dos Patriarcas e dos Profetas, dos Apóstolos e dos Mártires, dos Confessores e das Virgens ; por isso a aclama Rainha dos céus e da terra, gloriosa, digníssima Rainha do universo.

Há, portanto, quatro razões porque Maria merece ser Rainha: Ela é a Mãe do Filho de Deus e do Messias; ela é a amorosa parceira do Redentor; ela é a perfeita Seguidora ou Discípula de Cristo; e é a mais exemplar Membro da Igreja.

Por tudo isso, a comunidade Nossa Sra. da Ajuda celebrou, no último domingo, a coroação junto às crianças da catequese e a comunidade. As fotos que seguem nos mostram como foi a bela celebração.

TV Franciscanos: Reflexão de Mc 12,18-27