31 maio 2010

Canto de Coroação de Nossa Senhora


PARA TE COROAR

Num andor de nuvens brancas
Queremos te carregar
Rainha dos anjos, pra te coroar



1. Num manto singelo
Queremos te agasalhar
Rainha dos apóstolos, para te coroar


2. Centenas de Ave-Marias
Sorrindo vamos cantar
Rainha do rosário, para te coroar


3. Um coração de amor perfeito
Queremos te entregar
Rainha do céu, da terra, para te coroar


4. A palma que hoje trazemos
Queremos te ofertar
Rainha da paz, para te coroar
Recebe esta coroa
Rainha de todos os homens
Rainha do mês de maio
Maria Virgem, Maria luz!
E dá-nos a tua benção.
Maria, divina mãe!
Nós somos todos teus filhos
Mãe nossa, Mãe de Jesus! (bis)

Catecumenato na Paróquia Sagrado Coração de Jesus


A Paróquia Sagrado Coração de Jesus convida a todos os adultos que sentem-se chamados à vida cristã, mas ainda não receberam os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo / Eucaristia / Crisma) ou apenas um dos Sacramentos, que venham participar do Catecumenato em nossa Paróquia.

O Catecumenato é um momento intenso de formação, celebração e vivência da iniciação cristã que conduz os seus participantes, chamados catecúmenos, a um caminho de conhecimento da proposta de vida cristã, as diversas pastorais que constituem e movimentam o dia-a-dia da comunidade de fé e, além disso, é um momento forte de mudança de vida, experimentado na vida, nas celebrações que marcam cada etapa, e, por fim, na celebração dos Sacramentos.

Maiores informações podem ser encontradas na secretaria da Paróquia.

Esperamos por você!

TV Franciscanos: Comentário ao Evangelho do Dia

30 maio 2010

Santíssima Trindade

Apresentação sobre o tema da Liturgia deste domingo:

22 maio 2010

Celebração da 1ª Eucaristia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus


Na celebração eucarística de hoje à tarde, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, 22 crianças e jovens celebraram sua Primeira Eucaristia junto à comunidade de fiéis da paróquia.

Foi, de fato, uma bela celebração onde se podia notar no rosto de cada um deles a alegria por poder participar, pela primeira vez, da mesa da comunhão, do sacramento da união de Deus conosco e nós com Ele. Pais e familiares fizeram da igreja um espaço pequeno para comportar a todos. Frei Adriano, pároco, presidiu a celebração sempre fazendo referência à força do Espírito Santo (já que a missa já era da Solenidade de Pentecostes) e sua inspiração na vida dos cristãos.

Como oração dos fiéis, os catequizandos fizeram orações de pedido pelos dons do Espírito Santo, enquanto outros traziam velas representando os sete dons. Esta ficaram acesas durante toda a celebração, até o momento em que o Círio Pascal, símbolo do Cristo ressuscitado foi apagado, encerrando o Tempo Pascal. Neste momento, as velas, símbolo da ação do Espírito Santo, foram levadas pelos corredores, passando pela assembleia, simbolizando o envio do Espírito e que, a luz que antes estava acesa no Círio Pascal, agora queimava nos corações de todos ali reunidos.
Com a Primeira Comunhão realizada, encerram-se também o período inicial da catequese, o que não significa que seja o fim da formação como cristão. A participação do Sacramento Eucarístico deve ser o alimento espiritual para uma vida cristã ativa, de solidariedade para com o próximo e necessitado, amor e respeito pelos irmãos. Rezemos para que estas crianças sejam sempre fiéis a este compromisso assumido hoje.

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, ofm

15 maio 2010

Retiro de Catequizandos em preparação para 1ª Eucaristia


Aconteceu hoje à tarde, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis), o retiro dos catequizandos em preparação para sua 1ª Eucaristia, que ocorrerá no próximo sábado. Como hoje também é o Dia Internacional da Família, e entendendo o seio familiar como a primeira Igreja a qual fazemos parte, que formará a base para uma busca sólida pelo amadurecimento da fé, os pais e parentes dos catequizandos também foram convidados a participar.

A catequista Mônica ficou encarregada de conversar com os pais e discutir com eles o tema da Eucaristia, enquanto Frei Rodrigo e Frei Marcos ficaram com os catequizandos. Cada um se apresentou ao grupo, dizendo suas motivações em participar do retiro e o quais suas expectativas para a celebração que se aproxima. A partir das intenções de cada um, simbolizadas na vela que ia passando de mão em mão, serviu para que sua chama acendesse o círio pascal, símbolo da presença de Cristo entre nós.
O tema do retiro foi a missão do discípulo, tomando como base o texto de Lc 24, 13ss que narra o encontro dos discípulos de Emaús com o Cristo ressuscitado. A frase "Fica conosco, Senhor!" foi o lema de todo o encontro, ressaltada e repetida inúmeras vezes.
Outro ponto em evidência foi a preparação para a 1ª confissão dos catequizandos, explicando o sentido do sacramento da Penitência, incluindo um rito de purificação onde cada um se apresentava como impuro e tendo suas mãos lavadas pelo outro catequizando: reconhecimento - perdão.

Ficaram, então, três ideias que marcaram o tema discutido: 1) os dois mandamentos-resumo de Cristo (Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo); 2) o lema e desejo do bom discípulo cristão (Fica conosco, Senhor!); e, 3) o que é Eucaristia (Deus que deseja estar conosco e nós que queremos estar com Ele).

Vale ressaltar a animação na participação dos cânones Sempre Encontrando e Alegrai-vos sempre no Senhor puxados por Frei Marcos e sua disposição em colaborar e participar no retiro.

Por Frei Rodrigo da Silva Santos, ofm